Mãe Nainecü: Marcenaria Indígena Sustentável

Marcenaria Indígena Capuchinhos
Compartilhe

A Marcenaria foi um dos primeiros projetos implantados pela nossa Fraternidade e Paróquia Indígena desde 2007 pois era um desejo e necessidade do povo e das comunidades conseguir beneficiar a madeira para sua própria vida do dia a dia: tabuas para casas, mesas, cadeiras, material escolar, etc.

Como sempre, escutado com atenção o povo, nós Frades Menores Capuchinhos e CPP – Conselho Pastoral da Paróquia, com diversos ajuris, iniciamos montar um galpão com algumas maquinas usadas que recolhemos de municípios próximos e, logo em seguida, capacitar muitos jovens indígenas como carpinteiros e marceneiros com cursos em parceria com o CETAM e a Diocese do Alto Solimões…

Em 2010, percebemos que um jovem tinha talento e compromisso além do comum e, de acordo com todos, na unanimidade mesmo, entregamos a Marcenaria para o jovem Ticuna, Bernaldo Fidelis Ramos, que continua administrando a Marcenaria até hoje.

Ao longo dos anos, surgiram novas parcerias como a AIFI (da Itália), a MAPANA – Associação das Mulheres indígenas, , o iCS – Instituto Clima e Sociedade (Rio de Janeiro), o MZF – Centro Franciscano (Alemanha) o que permitiu a Marcenaria de melhorar sua estrutura, maquinas e administração e, hoje, se tornou com mais clareza Marcenaria Indígena Sustentável “Mãe Nainecü”:

“Marcenaria Indígena” – pois é administrada pelos indígenas e pra beneficio dos indígenas destas Terras Indígenas Demarcadas (e não para o comercio nas cidades ou outras regiões!)…

“Marcenaria Sustentável” – pois tem o compromisso de sustentar a Mãe Floresta (Mãe Nainecü)! A Floresta é nossa mãe que nos sustenta cada dia. Por isso, nós como filhos e filhas também devemos cuidar dela, como nossa Mãe e, por isso, devemos serrar as arvores com cuidado e profissionalismo (cursos para serradores já realizados!) e, principalmente, ter um cuidado constante em reflorestar, em plantar novas arvores de lei, para que nossos filhos e netos tenham no futuro ainda a alegria de poder construir suas casa, canoas, etc. como nós indígenas fazemos hoje!

Com o AJURI de ECOLOGIA INDÍGENA em 2022, ainda mais, TODOS JUNTOS! – nos comprometemos no cuidado com manejo florestal para que os serradores indígenas – que já trabalham em tantas aldeias – cuidem melhor da natureza! Devemos preservá-la e pensarmos as novas gerações com novos plantios de madeira de lei.

Enfim, nossa Marcenaria – com todas suas parceiras! – tem os claros objetivos de beneficiar somente as populações indígenas das tantas aldeias desta região, valorizando seu protagonismo e cultura, trabalhando com autonomia, segurança e tecnologias para crescer… e de CUIDAR da natureza nossa Mãe, principalmente reflorestando constantemente!

Vejam foto antigas (antes das reformas) e fotos atuais, como também de alguns dos tantos cursos realizados desde 2007 …