Irmãs Missionárias Ticuna

Irmãs Missionárias Ticuna
Compartilhe

Desde 2005, nós CAPUCHINHOS acompanhamos jovens indígenas com o desejo de doar totalmente suas vidas para o Reino como Consagrados, Consagradas ou Sacerdotes … mas, logo, percebemos que como Igreja não estávamos preparados para acolhe-los e acolhe-las sem cair numa forma sutil de colonialismo, quase que obrigando-os a deixar, perder ou se afastar de sua identidade indígena, de suas profundas raízes culturais.

Nos deixamos inquietar por isso e, ao longo dos anos, depois de muita oração e de muitas tentativas, o Espírito do Senhor foi nos conduzindo e nos mostrou um caminho novo, o DESEJO e SONHO de uma nova CONGREGAÇÃO totalmente INDÍGENA e para os INDÍGENAS, com sua cultura e língua!

Quando em 2019 o Papa convocou o Sínodo para a Amazônia e nos convidando a ousar, ter coragem e sonhar com uma Igreja com rosto indígena, finalmente nos sentimos apoiados, não mais sozinhos e o sonho foi se realizaando com mais clareza…

No dia 25 de março de 2024, na Santa Missa de abertura da Formação Diocesana ticuna, em Belém do Solimões, a Igreja Católica representada por centenas de indígenas, se emocionou e alegrou quando as primeiras quatro jovens ticuna doaram totalmente sua vida a Deus se tornando assim primeiras IRMÃS MISSIONÁRIAS TICUNA! Logo em seguida, abençoado o novo habito, Ir. Cristina de Piranha, Ir. Marieta de Vendaval, Ir. Lucidete de Cigana Branca e Ir. Jeane de Cidade Nova se vestiram e, com grande emoção, o povo – em sinal de acolhida e cuidado – abraçou cada uma das irmãs indígenas…

Desde, dezembro de 2023, a comunidade católica indígena se mobilizou para construir (com muitos ajuris e o apoio incansável dos Frades Menores Capuchinhos) a Casa das Irmãs, aqui na aldeia de Belém do Solimões, e na tarde do dia 31 de março, junto ao povo, Frades e Irmãs da Diocese, abençoamos a NOVA CASA de MADEIRA, na Rua Santa Clara, no Bairro Caldeirão!

Hoje está se realizando um SONHO ECLESIAL confirmado, encorajado e abençoado com a vinda do Sínodo para a Amazônia! Por isso, nunca desistimos, continuamos e perseveramos…

As IRMÃS MISSIONÁRIAS TICUNA já tem uma primeira e simples REGRA de VIDA escrita por elas mesmas! E já estão acolhendo outras vocacionadas ticuna…

CAMINHEMOS JUNTOS com elas, acompanhamos este sonho que se realiza aos poucos e CONTINUEMOS todos e todas juntos EM ORAÇÃO a fim de que, pela intercessão da Virgem de Guadalupe, de Santa Clara e São Francisco de Assis, o ESPÍRITO do SENHOR nos ilumine e conduza neste PROJETO VOCACIONAL TICUNA … rumo a uma Igreja sempre mais inculturada e com rosto amazônico!

OBRIGADO de CORAÇÃO a todas e todos que estão contribuindo – com suas orações, apoio e recursos – neste projeto vocacional feminino ticuna! MOẼTCHIMAÃ!

LEMBREMOS: estas jovens irmãs indígenas estão iniciando uma congregação nova – como uma pequena plantinha! – e PRECISAM de AJUDA, portanto, se quiser apoiá-las com alguma doação, por favor, ENTRE em CONTATO!

OBRIGADO ESPECIAL a equipe vocacional Ticuna (Adelina, Diácono Antelmo, Rosa, Efanildo…), Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e da AUSTRIA, Irmãs Cônegas, Irmãs Missionárias da Imaculada que nos apoiam há muitos anos neste PROJETO VOCACIONAL TICUNA em nossa desafiadora e tão linda Paróquia Indígena São Francisco de Assis em prol de todo o POVO MAGÜTA…

Parabéns jovens Irmãs Missionárias Ticuna!

Tupana peẽtü naweme!

Vejam com calma algumas FOTOS…