Indígenas na Assembleia Paroquial “Wü’iwa taĩ”: em Belém do Solimões 2025

Compartilhe

Entre os dias 02 e 05 de março de 2025, a Paróquia São Francisco de Assis de Belém dos Solimões e nós Frades Menores Capuchinhos acolhemos representantes das 72 comunidades indígenas – das etnias Ticuna, Kokama, Kanamary e Kambeba – que formam seu território para a Assembleia Paroquial.

Wü’iwa taĩ – CAMINHAR JUNTOS!

Durante quatro dias intensos, momentos de celebração, formação e partilha marcaram o compromisso renovado com a missão e os desafios da Igreja local. Iniciamos no domingo (02 de março), com a chegada das primeiras comunidades. Algumas participaram da Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis dos Ticuna, presidida por Frei John e conduzida pela Ministra da Palavra ticuna Rosa. Simultaneamente, o Pároco, Fr. Marco, celebrou a Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, com a presença do povo Kokama. O dia foi dedicado ao acolhimento das comunidades para o evento.

Na segunda-feira (03/03), as atividades começaram com uma Missa em português (Fr. Marco e a Ministra da Palavra Kokama Maria Patricia), seguida de um café da manhã e momentos formativos. Fr. Paolo Maria e Ir. Jeane aprofundaram o tema da Eucaristia, enquanto Ir. Shareena e Ir. Marieta falaram sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade. Fr. John destacou o Jubileu da Esperança e o apelo do Papa Francisco por uma caminhada sinodal. Durante a tarde, as comunidades discutiram desafios como o dízimo, catequese, visitas mensais dos Missionários Indígenas, celebrações dominicais da Palavra, terço, ECOLOGIA, lutas contras alcoolismo e drogas (Sobriedade e Fazenda da Esperança) e ações sociais. O dia se encerrou com o Santo Terço, conduzido pela vocacionada ticuna Marineide e as confissões individuais.

Na terça-feira (04/03), a Missa em língua Ticuna foi presidida por Fr. Paolo Maria e conduzida pela Ministra da Palavra Rosilda, da Comunidade Piranha. Após o café, Fr. Paolo apresentou a situação econômica da Paróquia e destacou a importância do dízimo. Pela primeira vez, o jovem Kokama Jonas participou e partilhou sua experiencia como Agente do Dizimo e a mais experiente Sirley (Ticuna) animou muito as comunidades em abraçar com todo o coração o DÍZIMO! Fr. Paolo ajudou a compreender melhor a diferença entre S. Missa e Celebração Dominical da Palavra, especialmente para as comunidades mais distantes. A jovem catequista Kokama Isabely e Efanildo (ajudados pelo vídeo em ticuna sobre a catequese) compartilharam sua experiência na catequese com as crianças. Depois de trabalhos em grupos, à tarde, as comunidades apresentaram propostas e junto ao novo Pároco, finalizamos o calendário fraterno e pastoral para este novo ano 2025. O dia terminou com o Terço e e as confissões individuais.

Na quarta-feira de Cinzas (05/03), a Assembleia culminou com a Santa Missa (Fr. Marco junto as Ministras da Palavra Ticuna e Kokama, Ir. Cristina e Maria Patricia) e a imposição das cinzas, marcando o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade. A celebração contou com grande participação dos fiéis de Belém dos Solimões.

Com a bênção e o envio, Missionários e Ministros da Palavra Indígenas receberam as CINZAS para levar para TODAS as COMUNIDADES CATÓLICAS no domingo seguinte (09/03).

Na Assembleia todos juntos, com o compromisso de CAMINHAR JUNTOS! – reafirmamos nosso compromisso com a Evangelização e Promoção Humana, a Ecologia Integral, o fortalecimento da fé, PROTAGONISMO ECLESIAL dos POVOS INDÍGENAS e o acompanhamento e fortalecimento de todas as VOCAÇÕES.

Tupana taetü naweme! Paz e Bem!

Novidades da comunidade