Formação

Formação Capuchinha
Compartilhe

A FORMAÇÃO das Lideranças Indígenas é sempre PRIORIDADE de nossa FRATERNIDADE, pois IGREJA (e Paróquia) aonde moramos é deles, aliás, “são eles” como Povo de Deus Indígena!

Nós, CAPUCHINHOS, nos colocamos como irmãos à serviço e os ajudamos na formação como Agentes de Pastoral nos tantos Ministérios: Ministros e Ministras da Palavra, Catequistas, Agentes do Dizimo, Missionários e Missionárias, Ministros e Ministras da Comunhão Eucarística, Coordenadores e Coordenadoras de Grupos…, no acompanhamento personalizado das VOCAÇÕES especificas (Vida Consagrada, Diaconal e Presbiteral) … e também acompanhamos as Lideranças próprias – como Cacicas e Caciques – em suas lutas em prol da VIDA e DIGNIDADE nesta região de quase TOTAL ABANDONO!

Ao mesmo tempo, diariamente cuidamos de nossa FORMAÇÃO PERMANENTE, pois a Missão nos convida a sermos FRADES AUTÊNTICOS para poder ajudar de verdade o povo. De fato, assim nos fala nossa RATIO FORMATIONIS (n. 73):

A reforma capuchinha não é um fato histórico do passado, mas é uma postura de vida que faz parte da nossa identidade carismática. O desejo de se renovar continuamente convida a olhar adiante, evitando as nostalgias do passado e aceitando os riscos implicados no caminhar rumo a um futuro não escrito.

Diante das profundas mudanças sociais, a resposta cristã não é o medo que nos fecha na ingênua segurança do tradicionalismo; ao contrário, somente a fé e a confiança nos ajudam a discernir o caminho. Somos chamados a nos levantar e caminhar para voltar a recomeçar, com o Evangelho e as intuições de Francisco e Clara no coração.”