O 11º FIE – FESTIVAL de CULTURA INDÍGENA do EWARE iniciou na aldeia de Belém do Solimões, com os povos Ticuna e Kokama do Brasil e da Colômbia, dos Municípios de Benjamim Constant, S. Paulo de Olivença e Tabatinga e muitas Instituições Nacionais e Internacionais presentes: FUNAI, Universidade da FLORIDA, REPAM, COSAMA, UNICAMP, UFAM, UEA, IDAM, SESAI, FAZENDA da ESPERANÇA, RÁDIO NACIONAL do ALTO SOLIMÕES, Prefeituras Municipais de TABATINGA, S. PAULO de OLIVENÇA e BENJAMIM, etc.
Realizamos também a 8ª Assembleia Geral das CACICAS e Caciques do EWARE I, EWARE II e FEIJOAL, (mesmos dias, 26 e 27 de janeiro de 2025) respondendo a novas solicitações do MPF depois das nossas denúncias dos últimos anos sobre o ABANDONO de nossa região e tantas invasões de nosso TERRITÓRIO: ficamos cheios de ESPERANÇA percebendo um novo olhar das Instituições voltado para nossos povos indígenas … um sinal evidente deste novo olhar, por exemplo, é a presença da FUNAI de Brasília e Instituições internacionais como a FIU e REPAM entre nós!
Todas as CACICAS e CACIQUES JUNTOS continuam SOLICITAR e GRITAR: PRECISAMOS com URGÊNCIA da ajuda do IBAMA e da PÓLICIA em nossas ALDEIAS pois sofremos constantes perigos e ameaças, por FALTA de SEGURANÇA! Por favor, nos escutem!
Com o tema “Água e Mudanças Climáticas” , ao longo do dia todo, realizamos varias OFICINAS EDUCATIVAS partilhando experiências de ECOLOGIA e cuidado com a NATUREZA num verdadeiro AJURI na preservação da Água e na MUDANÇAS de ATITUDES neste tempo emergencial de Mudanças Climáticas, buscando novas soluções para as próximas estiagens e secas… E queremos valorizar todas as culturas indígenas, lutar contra alcoolismo e drogas e, buscar soluções para cuidar, proteger e defender nosso território!
Parabéns a toda a comunidade por se unir neste CUIDADO e LUTA COMUM em PROL da ECOLOGIA de modo especial valorizando o dom precioso de NOSSA Irmã ÁGUA!
PARABÉNS para os jovens indígenas da ADACAIBS e as Mulheres da MAPANA por esta belíssima organização, PROTAGONISMO e por tanto trabalho que tiveram para organizar tudo…
OBRIGADO especial aos Frades Menores Capuchinhos e Paróquia São Francisco de Assis por sempre caminhar juntos aos nossos povos indígenas e Instituições parceiras!
Vejam algumas FOTOS destes primeiros dois dias.